Tutoriais

18 Erros de Principiantes

Por Janeiro 10, 2019 Junho 7th, 2019 No Comments

1 – Operar sem Stop no começo.

Um dos maiores erros dos neófitos na renda variável é operar sem STOP técnico. Principalmente, quando estamos iniciando nossa jornada, com falta de conhecimento e malícia, estamos muito mais propensos a cometer erros do que acertos. O uso do STOP é essencial para controlar as perdas e desaconselho quem o pratica. De fato, há bons operadores que operam sem STOP porque seu método já o funciona sem ter essa necessidade, mas estamos falando de pessoas com mais de 10 anos de mercado e que sabem o que estão fazendo.

2 – Mudar estratégia de Setup rápido demais.

Impaciência é inimiga da perfeição. Ditado tão comum, porém verdadeiro. Um dos problemas que eu vejo sempre nos novatos é a necessidade de encontrar um setup milagroso que dê lucros instantaneamente, porém não é assim que as coisas funcionam. Quando optamos por um SETUP específico, precisamos compreender que existe a questão de proficiência que tu adquire nele ao longo do tempo em que tu vai aperfeiçoando. Você não conseguirá maestria em nada ficando uma semana em cada setup diferente. Opte por um e o permaneça até conseguir dominar toda as variáveis e padrões especificados, após isso, se preferir, procure novos métodos para aprender. Estamos falando de Meses de treino e prática.

3 – Não esperar o inesperado.

Não seja afobado esperando que as os padrões estabelecidos serão sempre verdadeiros. Até quando optamos por operações com altas taxas de acerto, como o padrão diamante, por exemplo, que tem uma eficácia de 84%, existe a possibilidade de falha e o LOSS é consequência. Tenha em mente que isso poderá ocorrer a qualquer operação e não seja pego desprevenido por uma perda que isso terá feito em dobro no psicológico. Você trabalha com probabilidades e acontecerá mudanças bruscas no mercado indo contra toda as análises prévias.

4 – Segurar loss por muito tempo.

Essa é clássica e todo mundo o faz no começo. Quando começamos uma nova operação, ficamos afobamos, visando altos lucros, mas quando começamos a perder dinheiro, ficando numa zona de loss, a nossa primeira ação é esperar o retorno do valor para uma zona de Gain ou no zero a zero, mas esse é um erro crasso, porque quando estamos falando de segurar loss, estamos falando de pessoas que removem o stop na esperança que o preço volte a subir e para não ter que aceitar um prejuízo. É nessa de “torcer” que o preço suba, que temos as maiores destruições de carteira de novatos. Você não trabalha com sorte, nem com torcida. Você é um Especulador, um Trader, você trabalha com base em dados, probabilidade. Você sabe onde por o STOP, você sabe os riscos. Quando posicionamos devemos esperar o GAIN, mas o LOSS fará parte do seu cotidiano, sem dúvidas disso. Diante disso, eu te falo,  devemos cortar o LOSS o mais cedo possível, mesmo que você posicione seu loss em uma região específica, se você percebe o valor lateralizando numa região de prejuízo, se você já está numa operação há muito tempo e ainda se encontra no loss, finalize-a, corte o sangramento o quanto antes. Reveja sua operação, estude, entenda o porque disso ter ocorrido.

5- Sair com Gain cedo demais.

O completo oposto de segurar o loss, é sair cedo com GAIN. Pelas as mesmas razões, quando operamos e entramos na zona de GAIN, receamos com a possibilidade do preço cair e começar a ficar no loss, fazendo você deixar de ganhar pra começar a perder dinheiro. Mas aqui não há mistério, quando estivermos com gain, estamos no positivo, estamos ganhando, estamos numa zona privilegiada, você deve deixar o preço seguir favoravelmente em direção ao alvo projetado. Há quem ficava em GAIN e finalizava a operação em 2 min, mas quando ficava em loss, aguentava 30 minutos de LOSS, esperando um milagre acontecer. É por essa razões que pessoas quebram na bolsa. Você pega um GAIN de 50pts e finaliza, mas aceitar levar um LOSS de 150pts/200pts. Ninguém vai ganhar dinheiro assim, muito pelo o contrário, tenderá a falência rapidamente.

6 – Não anotar as operações para estudo posterior.

Primordial para todo iniciante, fazer anotações sobre todas as operações que realizou é um exercício de aprendizado. Anotar GAIN e LOSS, a mentalidade utilizada na operação, guardar estudos, fazer comentários posteriores, realizar estudos de caso, devem ser uma prática constante e diária. Você só vai entender de fato quando começar a estudar de verdade. Buscando cada ponto a ser elucidado na operação que deu certou ou errado.

7 – Não aprender totalmente o indicador/método/padrão.

Você deixaria um cirurgião que não aprendeu tudo que deveria sobre a cirurgia operar você? Qualquer mente sadia jamais coadunaria com isso. Com você, não deve ser diferente. Você tem seu dinheiro, você o deixaria com alguém que não tem o conhecimento necessário na bolsa? Sabendo dos riscos? Isso é uma profissão tão séria quando ser um Médico, Advogado ou Engenheiro. Você precisa estudar, entender cada padrão, interiormente, o porque dele ocorrer, qual é a explicação psicológica para cada variável, o que é cada indicador, porque ele é assim, como surgiu, as probabilidades de acerto, notificar, catalogar, memorizar, entender todas as nuances possíveis para seu SETUP ficar adequado e ter o conhecimento completo sobre o que você está fazendo.

8 – Visar lucro em números específicos e não em porcentagem.

Um costume em neófitos na área é idealizar lucros baseado em números específicos quando o certo seria basear-se no sistema de pontuação/porcentagem do ativo. Há aqueles que visam tirar 1% ao dia, ou metas de 0,5% ao dia. Ou quando falamos no índice, metas diárias de 100pts, por exemplo. O dinheiro envolvido fica maleável, mas o que realmente importa não; que é o gerenciamento de risco. Perder 1% ao dia como limite de LOSS diário é melhor que estabelecer um loss de 100 reais. Na prática, o primeiro funciona bem melhor que o primeiro por questões psicológicas. Perder 1% soa menos ruim do que perder 100/200 ou 1000 reais num dia. Quem perde muito não costuma aceitar e fica tentado a tentar recuperar o dinheiro novamente. Isso não só é um problema para os neófitos, como uma das maiores razões para quebra de contas. Traders veteranos possuem o que os novatos não tem: Paciência, autocontrole e experiência no ramo. Há traders que após perdas conseguem recuperar, eles arriscam, mas estão cientes dos riscos. Você não pode se afobar no começo.

9 – Não estabelecer um limite de operações por dia.

Todo neófito deve estabelecer um limite de operações por dia para se disciplinar. Eu particularmente opero apenas 2 vezes por dia. Apenas 2 ordem. Podem ser 2 de GAIN, 2 de LOSS ou 1 de LOSS e 1 de GAIN. Em duas situações eu fecho o dia no verde. Seja tendo um GAIN e um LOSS, meu lucro está garantido, porque meu posicionamento de STOP em uma operação é sempre menor que meus alvos de GAIN. Então apesar de ter tido um LOSS, ainda tenho um dia de GAIN. Estabelecer essa disciplina é a divisão entre novatos inexperientes que saem operando mais de 100 vezes por dia a profissionais que buscam as melhores operações.

10 – Não prestar atenção nas correlação entre os ativos.

Todos os ativos possuem correlação com outros. Nosso Introdutório do “Mercúrio Financeiro” evidencia cada ponto de correlação entre o Índice e outros mercados globais. Estar alinhado com essa correlação é mais um sinal de confirmação. Demos evitar operar quando ocorre tal divergência na correlação usual.

11 – Não se atentar as notícias do dia.

Um Especulador/Trader deve se atentar as notícias globais. Assine portais de economia, acompanhe notícias econômicas. Guarde datas sobre liberação de balancetes trimestrais de empresas de capital aberto, pronunciamento do Governo, a cotação do dólar, índices globais e etc.

12 – Fixar sempre o mesmo valor para stop e não adequá-lo a realidade da operação.

STOP fixo não é de todo ruim, mas abre margem a muito violino. Se você por um STOP muito curto você tenderá a ter vários STOP, mas quando posicionamentos o STOP na realidade de cada operação, essa probabilidade caí, e isso é algo que apreciamos. Normalmente colocamos um STOP sempre no último fundo/topo antemão ao tipo de operação que esteja fazendo. Topos e fundos são zonas de suporte e resistência, se o preço voltou e buscou seu stop, você conseguiu cortar o sagramento antes de presenciar uma possível nova reversão.

13 – Operar por falta de paciência.

Ocorre com todo mundo. Ficaremos mais de 5 horas olhando para um gráfico com o valor subindo e descendo e não encontrando nenhuma operação para fazer. Além de ser frustrante, é angustiante não fazer operações, achar que há pessoas ganhando e você estar de fora. Mesmo com tudo indicando que não há um momento propício para operar, você “opera por operar” e normalmente dá LOSS. Você deve se disciplinar, ser profissional, e esperar os momentos certos. Já fiquei semanas sem operar porque o mercado estava lateralizado. Não deve ceder a vontade e a falta de autocontrole.

14 – Não saber a hora de parar enquanto estiver com Gain.

Isso é uma continuação sobre limite de operações diárias. Estar ganhando é ótimo, mas cria uma sensação de invencibilidade que costuma pegar os desprevenidos. Você deixar de fechar o dia com GAIN e ir pra o LOSS é a coisa mais fácil de acontecer se você não prestar atenção. Lembre-se sempre de estimular limites de operações, GAINs e LOSSES.

15 – Não saber a hora de parar enquanto estiver com Loss.

O mesmo, só que o oposto. Não aceitamos perder, e quanto mais tentamos reaver o dinheiro que perdemos, mais nos afundamos em operações sem sentidos, movidas por emoções e nada racionais. Profissionais não agem assim. Há dias de vitória e de conhecimento. Perder dinheiro é uma aula que você paga para poder aprender o porque você errou.

16 – Achar que vai ficar rico rápido.

Não se ilude. Você vai demorar até se tornar autossuficiente. Estude por anos afio, comece com pouco capital e vai aumentando lentamente. Vida de trader pode ser recompensador, mas precisa de dedicação. Você não ficará milionário em 3 anos de Bolsa.

17 – Achar que terá retorno garantido.

Renda Variável não é retorno garantido, muito pelo o contrário. Maioria das pessoas irão inevitavelmente falir no mercado financeiro. Somente um específico nicho conseguirá sobreviver após 4 anos de mercado financeiro. Esses só conseguem através de estudo e estudo.

18 – Achar que o preço já subiu/caiu demais e não continuará subindo/caindo.

Não existe isso. Uma tendência continuará seguindo até que ocorra a reversão. Está subindo e é tendência de alta? Então pode continuar subindo.

Quer aprender a operar no Mercado Financeiro?

Conheça nosso pequeno introdutório e aprenda a investir na Bolsa

Geon Tavares

Geon Tavares

Fundador do Projeto Semper Viri. Escritor. Opera contratos futuros desde 2015. Dedica um pouco do seu tempo para movimentar esse pequeno blog destinado ao Mercado Financeiro.