Tutoriais

12/12/2018 – Análise Geral – Dólar e Índice

Por Dezembro 12, 2018 No Comments

​Saudações, irmãos.

Vamos a considerações iniciais dessa análise de hoje sobre o Índice futuro e o dólar futuro  Aos que já leram o curso na íntegra, conhece bem como um influencia o outro durante o pregão e nós trabalharemos em cima disso nesse artigo.

INDICE futuro

Como já tínhamos traçado anteriormente, após o alcance do novo topo histórico, aberto por um ​GAP de alta, fenômeno comum de ocorrer, ver um GAP sendo formado em região de topo histórico normalmente ocorre o explícito fechamento do GAP. Desde do eventual topo, estamos em uma certa tendência de queda, respeitando as regiões de resistência e suporte ocasionado por zonas e canais antigos já anteriormente rompidos.

Como podemos ver também, o preço após corrigir com a queda, realiza uma espécie de pullback na região de ​​RESISTÊNCIA​​ antiga, essa foi uma belíssima oportunidade para realizar uma operação de venda e deixar o preço guiar até alcançar uma antiga tendência de queda rompida lá no dia 26 de novembro, como vocês podem ver no gráfico o momento que ocorre o pullback de 50% de fibonacci pós o rompimento do canal.  Isso é interessante para mostrar que até mesmo depois de rompidos, canais antigos ainda funcionam como zonas de resistência e suporte. Então deixar tais regiões marcadas é um ponto válido para maximizar seus estudos e para preparar possíveis zonas de venda e compra.

DÓLAR futuro

​Agora repare uma das possíveis explicações para a alta do Dólar e queda do índice ao compreendermos que ambos estava em canais de alta e baixa e um normalmente é antagônico ao outro. Quando vemos o dólar em uma acentuada queda, esperamos uma alta no índice e assim vice-versa . Diante dessa análise, tenhamos em mente que o que pode ser feito para maximizar nossas operações é sempre procurar o contexto e não operar no índice a favor do dólar e nem operar no dólar a favor do índice. Quando vemos tanto o dólar quando o índice em alta, uma atenção redobrada é exigida. Eu particularmente não opero quando ocorre isso. Eu espero que ambos trilhem caminhos opostos e só assim costumo operar.

Hoje, dia 12/12/2018, está ocorrendo ao que aparente ser o rompimento do canal de baixa, um importante rompimento que pode dá mais uma acentuada tendência de baixa por 1 mês.

Vamos para uma análise mais próxima numa gráfico de 5minutos.

Como já foi explicado durante o curso, quando vemos o preço se agarrando muitas vezes na mediana do canal, significa que a força(no caso compradora) está perdendo força e não está conseguindo alcançar um novo topo na LTA. Diante disso, já é esperado o rompimento do canal contrário a tendência dando início a uma reversão. O que estamos presenciando no dólar é exatamente isso. Perceba como o preço se agarra diversas vezes na mediana, não rompendo tal zona e as vezes dando falsos rompimentos. Isso é um sinal claro para não operar comprado e esperar por maiores ações do preço. O rompimento em si é muitíssimo provável, visto que o preço tinha se comportado bem quando encostava na LTB, não dando falsos sinais de rompimento, quando ocorre, normalmente é certeiro e único. Eu operei hoje tal rompimento e bati a meta semanal, mas não é nem preciso esperar que confirme, para quem opera daytrade foi uma operação rápida. Aos que optam por SwingTrade, eu só esperaria fazer operação quando ocorresse o Pullback.

Geon Tavares

Geon Tavares

Fundador do Projeto Semper Viri. Escritor. Opera contratos futuros desde 2015. Dedica um pouco do seu tempo para movimentar esse pequeno blog destinado ao Mercado Financeiro.

Leave a Reply