Tutoriais

ENTENDENDO ROMPIMENTOS

Por Junho 8, 2018 No Comments

Se tem um padrão que mais opero e mais consigo ganhar dinheiro é com rompimentos e operações de tendência. Rompimentos são padrões bem claros quando visualizados numa visão mais panorâmica da coisa.

Primeiramente, reparemos que estamos em um canal de alta, ascendente. Tal canal de alta persiste desde do dia 29 conforme mostra o gráfico. E perceba como ele se mantem dentro desse canal, alcançando os topos e fundos e adequando dentro de canal. Esse tipo de análise é bem básica, e então entenda que praticamente todo analista técnico o faz. Temos claramente um canal de alta por sua direção estar apontando para uma valorização do preço.

Agora reparemos 2 pontos importantes. A linha roxa é considerada uma fortíssima linha de suporte. Mas por quê? Porque que ela conseguiu segurar o valor não um ou dois vezes, mas 5 vezes. Essa zona de preço está bem protegida e para rompe-la demandaria de uma grande força vendedora. Então é sempre bom deixarmos tal local destacado em nossos gráficos como um lembrete que é uma zona delicada e que normalmente ocorrerá reversões aqui. Mesmo que certos padrões de rompimento apareçam naquela região, evitamos opera-los porque as chances de rompimentos são menores, e se romper, estaremos em prontidão pronto para realizar uma operação.

Prestem atenção na seta (amarela), ela indica o rompimento do canal. É nela que muito das vezes operamos e realizaremos operações. Nesse caso, o rompimento começou as 17:00 e como o mercado fecha as 18:00 é natural que tivesse pouco volume e o preço não tivesse oscilação de preço, mas perceba que logo na abertura do dia seguinte tivemos uma queda enorme em direção a linha de suporte. Já percebido o momento do rompimento, era um momento propício para realização de uma operação. Agora, uma pergunta tão importante quanto o momento do rompimento. Onde essa queda iria parar? Eu não sabia, e ninguém sabia também. Não há como sabermos no momento, basta criarmos metas diárias e especular acerca de até onde irá o preço como uma alvo definido.  No momento, eu ao analisar ao gráfico sabia que pra romper aquele suporte(roxo) demandaria de uma grande força de volume, mas eu não preferi esperar e arriscar. Eu finalizei minha operação nesse local e dito e feito, foram mais de 1000pts. O valor tocou na região e reverteu para buscar “Pullback“, que é justamente quando o preço rompe e volta ao canal para uma queda definitiva (farei uma publicação apenas sobre Pullbacks).

Então pense que você poderia ter realizado duas operações. A de rompimento e o de pullback. Há aqueles que só operam pullbacks porque preferem assim e existe uma maior segurança.

Após o rompimento, o mercado continuou em queda, continuando a já existente tendência de queda. Foram 8000 pts em 2 dias.

Geon Tavares

Geon Tavares

Fundador do Projeto Semper Viri. Escritor. Opera contratos futuros desde 2015. Dedica um pouco do seu tempo para movimentar esse pequeno blog destinado ao Mercado Financeiro.

Leave a Reply