Tutoriais

Sobrevivendo ao primeiro ano na Bolsa – 5 Dicas

Por Fevereiro 20, 2019 No Comments

Não irei prolongar muito sobre esse assunto porque sabemos como é difícil manter a consistência na Bolsa. O ponto central desse tópico é lembra-lo das dificuldade usuais e evitar falsas promessas de lucro a curto prazo. É sabido, por exemplo, que 40% dos novos traders saem após o primeiro mês e apenas 7% ainda estão ativos após 5 anos. É um número que nos diz muito sobre a profissão e podemos concluir que apenas 7 de 100 conseguirão manter um rendimento ao longo prazo no Mercado Financeiro. E a maioria saí da bolsa negativado, perdendo seu capital e eventualmente desistindo após perceber que não tem como ganhar dinheiro facilmente na bolsa. Vou listar alguns pontos pertinentes para aqueles que desejam sobreviver na bolsa no primeiro ano. E digo isso através da minha experiência como trader, e do que eu aprendi vendo experiência de outros traders durante meu percurso até me tornar um trader estável, que no início, acabei quebrando conta algumas vezes no começo e quase desistindo.

1 – Expectativas.

Acho que esse é o maior problema inicial de quem começa a operar na Bolsa. Não são raros os relatos de pessoas que anseiam arriscar na bolsa com altos valores inicialmente e quebrando conta no primeiro mês. Pessoas perdendo mais de 200 mil em um mês em meio a operações ruins.  Pessoas que tendo uma boa quantia guardada ou um imóvel parado, vende e aplica todo o dinheiro na bolsa atrás de lucros rápidos, acreditando piamente que não há muito mistério em operar. Sem dúvidas a ingenuidade é uma das razões para isso, mas a prepotência nesse caso é a maior inimiga.  Navegando em grupos no facebook, ou até mesmo mensagens que recebo inbox de alguns seguidores querendo tirar dúvidas, é fácil observar como pequenas dúvidas já deixam evidente a prepotência e ingenuidade de alguns neófitos.

Perguntas como:

“Começando com 1000 reais, consigo um milhão quando?”

“Segundo minhas projeções, se eu fazer 10% ao dia, consigo ficar rico. É possível?

Perceba que a mentalidade está no objetivo-fim, o que não é um crime e nem é errado necessariamente, todo mundo entra na bolsa visando lucros. O problema começa quando esse tipo de mentalidade distorcida, fora de qualquer realidade aplicável, é estimulada e colocada em prova quando você inicia sua vida no Mercado Financeiro. Entretanto,  é logo sessada na primeira semana de operação ao perceber que não é tão fácil como imaginavam. Estou cansado de ver novatos com mil sonhos em mentes, já pensando em como gastar o dinheiro que não ganhou e não durando um mês, quebrando conta. Você não vai conseguir fazer 10% ao dia. Você até pode conseguir 10% num dia, até mais, colocando 500 reais na bolsa, fazendo uma operação certa, entrando alavancado e fazer mais de 100% num dia. Eu mesmo o fiz quando comecei e já achava que era o trader profissional. Que não precisava aprender mais nada.  Só que esse modelo de operação é totalmente insustentável. Da mesma foma que tu deixou seu capital inicial em um risco tremendo, fazer isso no longo prazo, com valores astronômicos é suicídio financeiro. Sem falar que ninguém tem psicológico para uma tomada de decisões dessa magnitude, arriscando quase todo seu dinheiro em uma única operação. Arriscar 500 reais é uma coisa, arriscar 50.000 numa operação com possibilidade de falir é outra coisa.

Meu conselho é esquecer que vai ficar rico em curto prazo de tempo. Conheço gente que conseguiu levar uma vida boa depois de 4-5 anos na bolsa. Mas estamos falando de anos de estudos. Milhares de horas aplicadas em adquirir novos conhecimentos, prática, tentativa ao erro. Do ponto inicial, até você perder dinheiro, até recupera-lo, até criar maturidade e controle psicológico há um longo caminho. Não pense em lucros rápido, não pense em ganhar X por mês. Primeiro de tudo pense em operar bem, manter consistência, evitar LOSS, fazer um bom gerenciamento de risco e trabalhar a longo prazo. Há bons operadores que conseguem fazer 10%-15% ao mês e isso é considerado uma renda astronômica. Você, teoricamente, dobraria seu capital em menos de 1 ano. Isso ao longo prazo, com uma quantia adequada, significa ficar extremamente rico no futuro. Não será em pouco tempo, mas ficará.

2 – Quando saber que está pronto

Eu passei por isso.  Por uns 6 meses estudando o mercado financeiro e já tinha dominado o básico e estava animado com minhas operações no Demo(que terá um tópico separado). Quando decidimos deixar de operar no Demo para a conta real é um grande passo, mas acima de qualquer coisa, é a facilidade que o Demo e a confiança que ela constrói em nós como Traders. Eu me lembro que tinha ficado milionário na conta demo em questões de Semanas. Quem dera se fosse tão fácil como imaginava.

Quando me coloquei na prática, com dinheiro real, sinto que foi quando finalmente comecei a entender todo o contexto do mercado financeiro e de suas aplicabilidades para ganhar algum dinheiro. Como novato, deixei muitas vezes a emoção reinar minhas ações e acabei sofrendo as consequências em decorrência disso. Você senta numa cadeira e fica observando o gráfico subir e descer e não sabe o que fazer ou quando começar. Estando receoso se sua tomada de decisões foi correta. Você olha timidamente uma possível operação, mas não o faz por não ter certeza. Passa um tempo e você percebe que teria ganho dinheiro se tivesse arriscado. Isso já prejudica sua mentalidade que não aceitar que perdeu uma oportunidade importante e agora sente na obrigação de operar e conseguir ganhar o dinheiro.  Uma coisa leva a outra e você acaba operando sem nenhum contexto e possivelmente perdendo seu dinheiro.

Podemos entender que não estava pronto, muito menos eu tinha a maturidade para operar. Esse tipo de coisa você não conseguirá no demo ou lendo a parte teórica. Você vai precisar de alguns anos de prática, para sentir o feeling das operações e assim focar nas maximização das operações. Você vai perder algum dinheiro esporadicamente, e vai deixar inúmeras oportunidades passar, só que você estará acostumado com isso, porque isso faz parte do trabalho. Quando você consegue entender isso, essas nuances, você não será acometido por uma obrigação de que precisa operar de qualquer jeito.

3 – Qual método usar

Não bastando a dúvida sobre qual modelo de operação usar(setup), a dúvida eterna se existe uma estratégia viável que gera bons lucros ou não. Você facilmente encontra no Youtube inúmeros vídeos acerca de inúmeras estratégias e métodos de operação. Você naturalmente acabará vindo a testar aquele que melhor agrada no seu tipo de investidor que você. O problema que como uma habilidade, para você alcançar proficiência nesse modelo em específico de operação, estraves dos indicadores e de suas nuances, exigirá da mesma forma a prática contínua dela. Você não conseguirá ao terminar de assistir um vídeo no youtube coloca-lo em prática e começar a ganhar dinheiro. Não é algo tão simples. Mercado Financeiro é muito arbritário sobre comportamento do mercado. O seu entendimento de como o mercado sobre ou desce acaba sendo sempre subjetivo. Por isso você terá pessoas que conseguirão melhor aplicar setup X do que outras que são melhores em aplicar no método Y. Cabe a você encontrar o melhor modelo que te faça entender com maior facilidade como entender as direções do mercado com uma probabilidade de acerto maior do que 70%. Tente manter a razão 7 Gains para 3 loss. É um nível decente de trader profissional.  Se você conseguir operar com método X por meses e manter o taxa de acertos em 70%, você já está pronto e apto a aumentar a mão. Particularmente, eu esperei chegar nessa razão antes de começar a investir mais dinheiro.

De qualquer forma, escolher o que focar ainda deixa mais dúvidas do que respostas. Particularmente, eu me prendi muito mais em análise técnica e Price Action. O nosso introdutório disserta especificamente sobre isso e é o modelo que decidi alcançar proficiência e foi o que me fez ganhar decentemente no mercado financeiro. Claro, há inúmeros outros modelos e método. Eu tenho um amigo, Ricardo Oruga, ele também oferece alguns treinamentos através do seu método e ele utiliza um SETUP bem distinto do meu. Deixarei o Link de sua página aos interessados.

4 – Buscar entender seus Losses

Sem sombra de Dúvidas, um dos pontos mais importante para os novatos. Você vai perder no começo, vai errar mais do que acertar. Você não deve, obviamente, desprezar os erros e ignora-los. Quando estamos no processo de adquirimento de conhecimento, os erros são a nossa escola para o aprendizado. Então, cada Loss deve ser seguido de estudo para entender o que porque errou naquela operação.

Losses improdutivos / Ruins

Losses produtivos / Bons

Forçar ao erro a tentativa sem procurar saber porque está errando Seguindo as regras( seu Tradesystem e seu método de Gerenciamento de Risco)
Quebrar regrar e fugir do TradeSystem(método de operação) Colocando STOP
Não gerenciar o Risco Projetando Alvos específicos
Não aplicar o STOP LOSS Aceitando o LOSS
Tomando muito risco em operações desnecessárias Análise minuciosa sobre o Loss
STOP Muito próximo(violino) Estipulando um Limite de LOSS diário.

5 – Operando com Demo

Todo mundo que começa a operar na bolsa começa com o Demo. Eu aconselho isso aos completos leigos, pois estamos tateando algo completamente novo e não faz sentido arriscar dinheiro real quando não fazemos ideia de como funciona o mercado financeiro. Entretanto, não aconselho a sua estadia por muito tempo porque acaba esquecendo o fator psicológico, que é importante na tomada de decisões. Por que operar num demo não tem peso psicológico, porque não tem risco. Ficar uns 5-6 meses é mais do que o suficiente e colocar pouco dinheiro numa corretora e começar aplicar com dinheiro real, mesmo que pouco, é um ótimo passo para alcançar o próximo nível. Além de você não estar arriscando muito dinheiro, você ainda sim, conseguirá sentir o Feeling do mercado como é na prática, porque é um dinheiro real em jogo. Você pode ganhar ou perder dinheiro. Acabe exclusivamente a você.

Estipule metas diárias, operações diárias. Cada operação faça um estudo de caso. Sobre o porque você operar, o quanto ganhou ou perdeu. Quais as variáveis, anotações pertinentes. Escreva tudo o que for possível de análise posterior porque ao longo prazo sempre acabamos esquecendo um ponto ou outro e você precisa se lembrar. E principalmente, continue estudando mesmo que você esteja ganhando bem. Não se acomode num único modelo e postergue o resto. Continue buscando primazia em novos modelos. Faça testes, trace paralelos. O Demo ainda pode ter utilidade para isso. Na aplicação e teste prático de novos Setups e formas de operar. Um conjunto novo de indicadores é passível dos erros citados anteriormente. Requer tempo até você alcançar a proficiência em tal modelo. Utilizar o Demo nesse meio tempo também é válido.

 

Conheça sobre nosso introdutório ao Mercado Financeiro

Clique Aqui!

Geon Tavares

Geon Tavares

Fundador do Projeto Semper Viri. Escritor. Opera contratos futuros desde 2015. Dedica um pouco do seu tempo para movimentar esse pequeno blog destinado ao Mercado Financeiro.

Leave a Reply